quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Derek Bailey (1930 - 2005)

Um revolucionário no mundo do improviso. Um músico que 'nadou contra a corrente'. Um cara que mostrou que você jamais precisará ter cabelo longo e fazer pose para ser considerado um guitarrista de mão cheia. Este foi Derek Bailey.

Nascido em Sheffield, Inglaterra, ele iniciou sua carreira tocando em clubes, rádios, salas de dança e até em programas de televisão, mas só nos anos 60 que sua música tomaria uma direção ímpar. Em 1963 Bailey formou um trio de Jazz chamado 'Joseph Holbrooke', em homenagem a um compositor que ele admirava, iniciando a sua jornada pelo mundo dos improvisos. Em 1966, mudando-se para Londres, Bailey conheceu diversas figuras que assim como ele acabaram escrevendo seu nome na história como mestres na Improvisação Livre: Evan Parker, Jamie Muir, Dave Holland, Barry Guy, Paul Rutherford, entre outros. Mais tarde ele gravaria o desolador Nipples em 1969, juntamente com Fred Van Hove, Peter Brötzmann, Han Bennink, Evan Parker e Buschi Niebergall (todos foram peça-chave na cena conhecida como "Improvisação Livre Européia", juntamente com Bailey). Daí por diante ele não parou mais de lançar discos, tocou com as mais variadas pessoas e formatos de banda, além de forjar uma excelente carreira solo, até o seu falecimento em 2005.



A respeito de sua técnica, podemos perceber que ele inventou uma forma de tocar que não se encaixa em nenhum rótulo imaginável, algo nada comum em um instrumento tão conhecido e utilizado como a guitarra: Ao invés de improvisar de maneira previsível (ou "acessível", digamos assim) ele vai construindo labirintos sonoros atonais que lembram muito bem as composições de Schönberg, Webern, Boulez e outros. É algo além do Jazz, é o improviso totalmente descompromissado.

Não podemos deixar de citar bandas/artistas influenciados por ele: Captain Beefheart (mais precisamente no Trout Mask Replica), The Flying Luttenbachers, Yowie, Fred Frith, Henry Kaiser, Thurston Moore (guitarrista do Sonic Youth), entre outros.

Álbuns Recomendados:

The Peter Brötzmann Sextet: Nipples (1969)
The Music Improvisation Company (1970)
ICP Orchestra: Groundcomposing (1970)
New Sights, Old Sounds (1978)
Aida (1981)
Derek Bailey & Han Bennink: Han (1988)
Solo Guitar Volume 2 (1992)
Arcana: The Last Wave (1996)
LACE (1997)
Iskra 1903: Chapter One 1970-1972 (2000)
Derek Bailey, Jamaaladeen Tacume, Calvin Weston: Mirakle (2000)
Globe Unity Orchestra: Globe Unity 67 & 70 (2001)
Ballads (2002)
Pieces For Guitar (2002)
Derek Bailey & Tony Oxley: The Advocate (2007)

A música de Bailey é difícil de se digerir, claro, mas com certeza traz grandes recompensas. Talvez a maior delas seja fazer você repensar tudo que achava que sabia sobre guitarra, seja acústica ou elétrica. Uma boa audição a todos.

Info:
Miscellany
Bagatellen
Derek Bailey Tribute

Nenhum comentário:

Postar um comentário