segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Akira, O Magnum Opus de Katsuhiro Otomo


Pois é, eu sou daqueles caras que demoram pra assistir certos filmes aclamados (na maioria dos casos leia-se Indie ou Cult), mas isso se deve mais pelo fato de eu ainda não ter priorizado o Cinema nas minhas buscas pela internet, minha "onda do momento" é a Literatura, já a Música fica oscilando entre primeiro e segundo plano. O fato é que eu assisti a esta grandiosa animação na tarde de ontem e não fiquei nada menos do estupefato com a qualidade da coisa: Akira é com certeza uma das melhores animações de todos os tempos. A atmosfera Cyberpunk é um de seus pontos altos, o filme retrata uma Tóquio totalmente reformulada após uma explosão nuclear (Neo Tokyo), em plenos 2019, onde a beleza da alta tecnologia e modernismo arquitetônico contrastam com protestos violentos e o niilismo da juventude. Em meio à esses jovens nos deparamos com uma gangue de motoqueiros liderada por Kaneda, um rapaz que é apaixonado por velocidade e brigas - as duas praticamente na mesma proporção. Tudo começa quando um de seus amigos, Tetsuo, sofre um misterioso acidente que acaba por destruir a sua motorcicleta segundos antes que ela colidisse com um menino que passava por uma rodovia. Momentos após o acidente vários helicópteros e soldados começam a cercar o local, levando por fim o menino e Tetsuo. Aí em diante começa a batalha de Kaneda tanto para resgatar o seu amigo quanto para descobrir o que é que há por trás de um projeto governamental que utiliza a paranormalidade como uma arma (às vezes de destruição em massa). Uma história de grande consistência, pergonagens marcantes e um desfecho absolutamente fenomenal fazem de Akira uma obra tão grandiosa quanto Blade Runner no que se diz respeito à Ficção Científica/Distopia Futurista, até acho que estes dois filmes entram facilmente num Top 5 dos melhores do gênero. Enfim, se você gosta de Sci-Fi e não sabe o que assistir naquele fim de semana chuvoso, eis uma sugestão impoerdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário